Maior festividade do município tem o objetivo de resgatar as tradições e promover o fomento à agricultura e economia local
Por volta de 1948, antes de ser morada, a terra já era história. Eram tempos de plantio, cultivo e colheita, celebrados em uma união entre agricultores rurais e a comunidade local. Assim, se fez tradição, fez-se Festa da Uva.
Essa conexão especial está prestes a completar 60 anos de história. Um novo capítulo está pronto para ser escrito, desta vez, da terra e pela terra, sob o slogan ‘’Nossa família se encontra aqui’’.
Deste modo, a 60ª Festa da Uva e 12ª Festa do Vinho chega com a missão de resgatar as origens do maior evento turístico do município. Além disso, as festividades também marcam 75 anos de emancipação da cidade – aniversário de Vinhedo.
O evento acontece no Parque Municipal ‘Jayme Ferragut’ e tem abertura em 2 de abril e encerramento no dia 14. Serão dois finais de semana, completando dez dias de celebração, com funcionamento na primeira semana de terça a domingo e no outro final de semana de quinta a domingo.
São quatro palcos espalhados pela festa, áreas de visitação, comercialização de frutas, vinhos, doces em compotas, condimentos e uma variedade de comidas e bebidas preparadas pela comunidade vinhedense. Há opções de passeios turísticos para conhecer adegas e vinícolas da cidade, além do city tour completo pelos pontos turísticos.
Entre as novidades da edição deste ano, estão o Palco Sunset, Vila do Artesão, Vila do Samba, exposição de frutas premiadas no Ginásio e novas áreas de alimentação. Serão mais de cem atrações regionais, como um grande circo, simulador de voo, brinquedos infláveis, bandas, apresentações itinerantes e as já consagradas atrações Tombo da Polenta, Pisa da Uva, Parada Italiana, Leilão de Frutas e muito mais.
Como na última edição, a festa conta com cidadãos de Vinhedo de diferentes áreas e de renomadas importâncias, convidando para o evento. São os Embaixadores da FUV, que relatam sua experiência com o evento, memórias afetivas, e a importância dele na história de Vinhedo. São eles: comerciante Áurea “Kantinho Depilação”, artista Miro Bampa, comerciante Francislei “Chaplin”, Pe. William, comerciante Alaíde “Alaíde Calçados”, professora Darci Medori, Pr. Renan, aluna Melina Yumi, esportista Yasmin Antunes, jornalista Roberta Paffaro e o agricultor Zé da Pinta.
Abertura
A abertura dos portões do parque municipal será às 10h, com toda a infraestrutura da festa em funcionamento. A primeira atração a se apresentar é a Banda Águia no Palco Rubi às 11h.
A partir das 13h30 quem sobe ao Palco Niágara é a Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com um repertório especial em comemoração aos 75 anos de Vinhedo. Em seguida, às 15h, White Crow se apresenta no Palco Sunset.
Pontualmente às 11h30, (novo horário), a Esquadrilha da Fumaça faz festa no céu, presenteando a cidade com seus malabarismos e manobras radicais. Com mais de 4 mil demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países, a Esquadrilha da Fumaça representa para milhares de pessoas a oportunidade de estabelecer contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira.
Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. A demonstração tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias no show aéreo.
A inauguração oficial ocorre às 17h com o discurso das autoridades, apresentação da Guarda de Honra da GCM e as atrações itinerantes: Carnaval de Veneza, Giusepope e Marietta, Banda Nostra, La Bella Tarantella.
Às 19h30 tem o DJ Daniel Gasparini no Palco Sunset e a dupla Andrea & Maurício com clássicos sertanejos no Palco Rubi. A partir das 20h, é a vez do DJ Dronebass se apresentar no Palco Sunset e a Banda Pop Brown no Palco Niágara.
Atrações consagradas
Tombo da Polenta: uma atração à parte que pode ser vista e saboreada aos sábados e domingos às 13h. Cerca de 1 tonelada de polenta é preparada numa panela gigante, que fica no fogo por mais de 5 horas e, estando pronta, é virada num imenso tabuleiro, mostrando que está no ponto certo para ser servida aos convidados.
O panelão é uma réplica perfeita das panelas usadas nas cozinhas das nonas e nas casas onde as famílias ainda mantêm o costume. São utilizados, em cada panela a ser virada, mais de 300 quilos de fubá.
Para comportar o tacho, que ficará na Vila Italiana, um fogão de tijolos foi construído no Parque Municipal. Graças a um mecanismo com correntes resistentes, roldanas e manivelas, o tacho pode virar 90 graus e entornar a polenta em um tabuleiro grande. Tudo ao som de ‘La Bella Polenta’ e acompanhado das dançarinas do Grupo La Bella Tarantella, pertencente à Associação Italiana e Casp (Centro Artístico Silvia Prado).
O público assiste a esse preparo ao vivo, e bem de perto, podendo registrar em fotos e vídeo e, certamente, disparar para familiares e amigos e encantar a todos. Mas, o fato, é que tão encantador como o registro, deve ser o sabor a ser oferecido.
Pisa da Uva: a cerimônia histórica pode ser apreciada aos sábados e domingos às 14h30 no Ginásio. A tradição do passado é revisitada durante a Festa da Uva. Macerar os cachos de uva com os pés para que, depois, o suco seja fermentado e se transforme em vinho é uma das atrações que têm atraído centenas de pessoas nas últimas edições.
Parada Italiana: com muita alegria, a parada italiana promete não deixar ninguém parado no recinto do parque. Personagens dão vida e saúdam todos os visitantes com muita música, lirismo e poesias aos sábados e domingos a partir das 15h.
Leilão de frutas: O leilão de frutas premiadas, outra grande tradição, ocorre aos domingos às 15h no Ginásio de Esportes. Além das frutas comercializadas nos estandes, o visitante pode ainda adquirir as melhores frutas colhidas pelos produtores no leilão quem acontece aos domingos a partir das 15h.
As frutas do leilão são doadas pelos produtores rurais e são julgadas por engenheiros agrônomos da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, órgão da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento – às sextas-feiras. É feita a classificação das frutas nas categorias de 1º, 2º e 3º lugar, além de menção honrosa (4º lugar). As frutas premiadas, dos mais variados tipos, ficam em exposição a partir de sábado até a hora do leilão.
Qualquer visitante pode participar dando seu lance e a função do leiloeiro é valorizar ao máximo as frutas, realizando a venda pelo maior preço possível.
SERVIÇO
60ª Festa da Uva e 12ª Festa do Vinho de Vinhedo
Abertura: 2 de Abril às 17h
Dias: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 11, 12, 13 e 14 de abril de 2024
Horários: dia 2/4, sábados e domingos: das 10h às 22h. Demais dias: 17h às 22h
Programação completa: www.festadauvadevinhedo.com.br
Entrada Gratuita